Aparelho ortodôntico: diferentes modelos e suas funções

0

Foto/Divulgação

O aparelho ortodôntico é o método mais comum dentre as possibilidades odontológicas, sendo a mais conhecida quando se trata de correção dos dentes e estética bucal, o sorriso metálico e os elásticos coloridos chamam muita atenção, principalmente do público jovem, e existem muitos anseios sobre o tempo de uso e as dores do tratamento, mas isso poucos sabem sobre essa ferramenta. Aqui você vai poder conhecer mais sobre esse procedimento.

Por Dr. Alexandre Bussab

Em geral, os aparelhos são divididos entre fixo e móvel, e a escolha de cada um deles é orientada pelo dentista ortodôntico para melhor atender a necessidade de cada caso, mas existem outros modelos disponíveis no mercado hoje em dia, são eles:

Fixo: o mais comum, o aparelho fixo é basicamente composto por fios de arame, braquetes e as famosas cores. Sua função é fazer com o que os dentes sejam reposicionados no lugar correto. Fazendo esse movimento com o decorrer do tempo, como são fixos, a colaboração do paciente é primordial tanto quando se trata de higiene quanto realizar o que o dentista auxilia, para que o tratamento seja bem executado e no limite de tempo proposto.

Fixo estético: da mesma forma como o anterior, ele não é removível e tem como objetivo corrigir os dentes desalinhados, porém, são feitos com um material transparente de policabornato, safira ou até mesmo porcelana. Estão sendo cada vez mais utilizados por conta da aparência mais discreta que apresentam.

Móvel: esse geralmente é indicado para quem já realizou o tratamento com o aparelho fixo ou para crianças que ainda não apresentam todos os dentes em definitivo. Apesar de ser móvel, o uso deve ser regular. Esse modelo é recomendado para manter os dentes alinhados no lugar, a fim de evitar que ocorram movimentações e que a dentição acabe voltando ao seu lugar original.

Alinhadores: feitos sob medida, os alinhadores são transparentes e também para uso estético, mais higiênico e promovendo menos dores que os anteriores, esse modelo é feito em um software que permite visualizar os resultados pretendidos.

Lingual: menos comum e para casos mais simples, o lingual recebe esse nome por conta dos braquetes serem posicionados na parte traseira dos dentes, sendo também uma outra forma estética, uma vez que não aparecem, sendo escondidos pela parte frontal dos dentes, essa opção tem a mesma função do aparelho fixo comum. Entretanto, sua higienização precisa ser mais caprichada, além de todos os cuidados e orientações que o dentista recomendar serem seguidos a risca.

O tempo de uso do aparelho, seja ele qual for, vai depender muito do caso e necessidade de cada paciente, mas as mudanças no final do tratamento são garantidas, fornecendo o que promete, que é alinhamento dos dentes, maior estética, segurança e confiança.

É de extrema importância a recomendação de um profissional ortodôntico para a avaliação, a aplicação e o acompanhamento, sendo somente esses profissionais que têm a capacidade de mexer ou alterar o que for necessário no decorrer do uso. A falta de higiene e participação do paciente podem atrasar a retirada e os resultados pretendidos, sendo necessário realizar limpezas periódicas.


Dr. Alexandre Bussab é cirurgião dentista (CRO: 44969). Especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral. • Clínica Dental Saúde: rua Anselmo Pedro Medeiros, 67 – Vila Campesina, Osasco • Tel.: (11) 4620-7777 • E-mail: contato@clinicadentalsaude.com.br


EDIÇÃO 62 NA ÍNTEGRA!
Veja essa matéria e muito mais
acessando a revista online!

SAIU DO FORNO!
Edição 65 acabou de chegar!
Clique aqui e confira!

SOBRE O AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *