A segurança da criança ocupante de veículos automotores
O fim da multa envolvendo cadeirinha para crianças está no centro da polêmica atual. Entretanto, estatísticas mundiais demonstram que traumatismos relacionados aos meios de transporte são a primeira causa de morte entre 5 e 29 anos. Infelizmente, estes números duplicam em países de média renda como o Brasil.
Por Dra. Denise Swei Lo
Em 2017, 3.865 brasileiros abaixo de 19 anos faleceram devido a trauma no trânsito, um terço dos quais eram ocupantes de veículos motorizados. Estes dados são apenas a ponta do iceberg, pois para cada criança morta no trânsito, cerca de 18 requerem hospitalização e mais de 400 necessitam de tratamento médico, o que gera um sofrimento que poderia ser prevenido com medidas corretas de segurança. Este artigo descreve as recomendações do Departamento Científico de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria de como transportar corretamente a criança nas diversas faixas etárias em veículos automotores.
Bebê conforto, cadeirinha ou assento elevador, quando colocados de maneira adequada no veículo, podem reduzir em cerca de 70% o risco de agravos fatais em bebês menores de um ano de idade e 54% na idade entre 1 a 4 anos. As evidências científicas atuais apoiam a prática de instalar o assento de segurança virado para trás pelo maior tempo possível, sem limite de idade, até que a estatura e o peso da criança ultrapassem o limite estabelecido pelo fabricante do assento. O uso dos assentos elevadores em crianças maiores, entre 6 a 9 anos reduz em cerca de 60% o risco de traumatismo quando comparado ao cinto de segurança isolado. Viajar no banco traseiro também reduz em cerca de 60% o risco de traumatismo em comparação ao banco dianteiro.
Baseado nestas evidências científicas, a Sociedade Brasileira de Pediatria, com o objetivo de promover a segurança, recomenda:
🚘 usar um dispositivo de retenção apropriado à idade e ao tamanho da criança em toda a viagem, com registro no Inmetro;
🚘 manter crianças com menos de 13 anos de idade sempre no banco traseiro;
🚘 usar assento elevador até a criança atingir a estatura mínima para usar o cinto de segurança (idealmente de três pontos). De acordo com a norma europeia, essa altura mínima é 1,35 m (geralmente entre 8 a 12 anos).
Independente da aprovação ou não do projeto de tirar a multa de motorista com criança sem cadeirinha, é fundamental que pais e responsáveis que transportem crianças e adolescentes entendam e sigam as medidas de segurança. É dever de toda família a promoção da segurança de seus filhos.
Referências Bibliográficas
- Departamento Científico de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria. O pediatra e a segurança de veículos automotores. N°3, Julho de 2019.
- The Royal Society for the Prevention of Accidents: Child Car Seats: National Highway Traffic Safety Administration
- NHTSA: Child Safety
Denise Swei Lo é médica pediatra (CRM: 75.590), chefe da Enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário da USP e coordenadora da Residência Médica em Pediatria do HC da Faculdade de Medicina da USP.
Consultório: rua General Furtado Nascimento, 740, cj 36 • Alto de Pinheiros – SP.
Tel.: (11) 3024-7490 • E-mail: deswlo27@gmail.com
EDIÇÃO 63 NA ÍNTEGRA!
Veja essa matéria e muito mais
acessando a revista online!
SAIU DO FORNO!
Edição 65 acabou de chegar!
Clique aqui e confira!