2019 começa com muita cor!
Todo ano é a mesma coisa. Enquanto alguns conseguem unir as festas às férias, outros já encaram a rotina de trabalho procurando executar as mudanças planejadas. Mudar o visual ou “dar um lustro na imagem” pode ser o ponto de partida nesse novo tempo. Isso lembra Noel Rosa: “Agora vou mudar minha conduta / Eu vou pra luta, pois eu quero me aprumar / Vou tratar você com força bruta / Pra poder me reabilitar / Pois esta vida não está sopa / E eu pergunto: com que roupa? / Com que roupa eu vou?”
Por Silvana Bezerra
O que você usa? Vestidinhos, shorts, pantacourt, vale tudo. O toque da estação, além da cor, está nos detalhes. As amarrações através de nós e laços de tamanhos variados, aparecem em shorts, calças, roupas de banho, vestidos e blusas. O short clochard é uma das opções da temporada. Para um efeito mais elegante vale combinar os shorts com camisas e blazers.
Já pensou num short em couro? Ele chega soltinho, com uma modelagem elegante e um toque de alfaiataria. Opção que transita da balada ao dia a dia apenas mudando a cor e os acessórios. As bermudas também aparecem renovadas com um twist de alfaiataria, corte impecável e tecidos nobres.
A pantacourt não é o modelo que encanta de primeira, mas quem usa acaba se rendendo. Ela nada mais é do que uma pantalona com comprimento que varia – de logo abaixo dos joelhos ao início das canelas. Para obter um visual harmônico, entretanto, ela exige alguns cuidados. As baixinhas precisam ter precaução para não achatar a silhueta. Nesse caso o uso de calçados com saltos finos e de preferência nude resolve o problema. Alonga as pernas. Um visual monocromático, listas verticais, decotes em “v” e colares longos produzem o mesmo efeito. Para as mais cheinhas, valem as mesmas dicas desde que usem a cintura bem marcada. Roupas largas fazem o corpo parecer maior. Bolsos ampliam os quadris. Modelagens retas e mais soltas a partir do joelho são melhores opções. Uma blusa com comprimento na altura do quadril e detalhes nos ombros contribuem para harmonizar o look.
Vestido, saia ou macacão?
O wrap dress, ciganinha, slip dress, chemise, longos ou curtos. Façam suas escolhas. O wrap dress ou envelope é bem democrático (a revista Vertical Shop News® já falou dele na edição 25). É um modelo transpassado, com uma modelagem mais reta, que valoriza o biotipo. É extremamente versátil, clássico, elegante e próprio para qualquer ocasião.
O ciganinha ou ombro a ombro favorece quem tem quadris largos, ombros estreitos e pouco seio. Equilibra as formas. Acompanhado de babados, mangas bufantes ou não, pode ser também usado em qualquer ocasião. O decote serve para vestidos e blusas. Ele combina com vários estilos, desde os mais românticos até os mais despojados. Esse decote também é uma ótima opção para vestidos de festas, por isso, vale a pena conhecer e apostar no decote.
Sabe aquela camisola de seda ou cetim e alcinhas finas que você deixa para usar em ocasiões mais especiais? Pois bem, ela vem ganhando as ruas há algumas temporadas, incluindo no inverno, sob casacões combinados com botas mais longas. No verão, é uma aposta perfeita desde que você dê uma incrementada com acessórios e uma maquiagem levinha, para não deixar a impressão de que levantou da cama e saiu. O slip dress deve ser usado para misturar conforto, sensualidade e feminilidade.
O vestido camisa também chamado de chemise continua em cena e aparece em diversos tecidos, destaque para os de linho e jeans. O modelo evidencia outra tendência da temporada: os botões frontais que surgem tanto em linhas retas como diagonais.
Tecidos e estampas
Altas temperaturas exigem tecidos mais naturais. O grande destaque para essa estação é o linho. Fresquinho e bem modelado, não existe melhor opção de tecido. Por algum tempo ele foi deixado de lado pelo fato de amassar bastante. Hoje em dia, o “defeito” virou charme. A seda é um tecido de fibras naturais que tem uma propriedade muito interessante de aquecer no inverno e refrescar no verão. O preço é elevado e exige cuidado, mas ela pode ser substituída também pelos tecidos sintéticos que possuem toque de seda. Eles são mais acessíveis e igualmente fresquinhos. As malhas de algodão podem render ótimas camisetas para o dia a dia e as “furadinhas” como o tule e a renda de malha são perfeitas para vestidos e blusas mais especiais, assim como a malha twill que alia o conforto da malha à elegância da alfaiataria feminina. A viscose é outra opção bem popular no calor. Rende saias franzidas, vestidos soltinhos e batas superconfortáveis. É bem macia e muita usada nas peças de verão, em cangas e saídas de praia. A viscose é encontrada com mais ou menos fios, estampada e lisa.
Os poás disputam as preferências com os florais nessa temporada. As “bolinhas” aparecem em looks monocromáticos e, principalmente, em tons fresh, ganhando um ar de modernidade.
Os florais dessa vez aparecem em estampas tropicais, que podem ser com flores (hibiscos) e folhagens praianas (coqueiro, palmeira) ou frutadas.
As listras também devem ter espaço garantido nos armários. Nesse verão voltam repaginadas, mais coloridas, em direções e espessuras diferentes, são as rainbow stripes, ou listras arco íris.
Faltaram os acessórios? Falaremos deles numa próxima edição. Até lá!
EDIÇÃO 58 NA ÍNTEGRA!
Veja essa matéria e muito mais
acessando a revista online!
SAIU DO FORNO!
Edição 65 acabou de chegar!
Clique aqui e confira!