O mundo encantado das festas infantis
Atualmente os pais não precisam ser “gênios com suas lâmpadas mágicas” para realizarem aquela festa de aniversário tão sonhada por seus filhos. O mundo da fantasia está cada vez mais real e acessível e, no final, o que importa mesmo são os momentos de alegria e felicidade que ficarão guardados para sempre na mente e nos corações dos pais e das crianças.
Por Silvana Bezerra
O aniversário do primeiro ano da criança é uma festa para familiares e amigos. Mais parece a comemoração da vitória dos pais que venceram a etapa de adaptação e noites mal dormidas. Há quem diga que é a partir dos três anos que as crianças começam a curtir de fato essas comemorações. Mais que isso, já escolhem até os temas da própria festa. Em geral, os preferidos são os personagens que acompanham na TV e na internet. A turma da Disney é campeã nesse quesito, mas os vídeos da Galinha Pintadinha e do Bob Zoom, por exemplo, acumulam milhões de visualizações no You Tube. Alguém duvida do carisma desses personagens? De olho nos interesses da garotada, a indústria de festas já oferece uma série de produtos dirigida a esse público.
Onde fazer?
O primeiro passo é definir o número de convidados para dimensionar o tamanho da festa: espaço necessário para acomodar todos os convidados, quantidade de comida e bebidas, decoração etc. Definida a lista é hora de pensar qual o melhor local para realizar a festa, avaliando as vantagens e desvantagens das opções disponíveis (em casa, no sítio, salão do condomínio, bufê, na própria escola da criança, lanchonetes entre outros).
No momento da escolha você deve priorizar um local de fácil acesso, espaçoso e aconchegante para receber os convidados, principalmente a criançada.
Festa em casa é sempre mais trabalhosa, já em bufê, o horário normalmente é restrito a 4 horas. Além disso, é preciso reservar com antecedência o espaço. Em alguns, a agenda chega a estar lotada um ano antes.
O salão do condomínio também pode ser uma boa opção (lembre-se de conferir as regras de utilização, estrutura disponível, horários e também reservar com antecedência). Havendo bebês na festa, será mais confortável para as mamães poder contar com um lugar reservado e tranquilo para acomodá-los, trocar fraldas ou até amamentá-los.
O que fazer?
O tema até pode ser definido mais adiante, mas não deixe para decidir tudo às vésperas. Embarcar no universo infantil pode ser uma experiência bem divertida até para os adultos. A participação dos pais está cada vez maior na preparação das festas infantis, alguns fazem questão de, literalmente,colocar a mão na massa.
A participação em outras festas incentiva pais e filhos a quererem uma festa própria. Podem até alugar espaços onde já estiveram, mas buscam sempre fazer algo diferente.
Fabiana Moura, especialista em projetos personalizados para festas diz que circo e fazenda são temas clássicos e ricos, pois permitem muitas possibilidades e ficam muito fofos para crianças menores. Na medida em que a criança cresce, ela já começa a se identificar com alguns filmes, personagens e bonecos.
O grande desafio é promover uma festa para crianças que seja divertida também para os adultos que as acompanham, mas há opções dirigidas apenas à criança aniversariante e seus amiguinhos. A montagem de kits para festas em escolas ficou muito mais simples, sem perder o charme. Caixinhas, saquinhos, potes personalizados guardam guloseimas de todos os tipos, respeitando o tema e o gosto de cada um. As comemorações podem ser feitas em espaços públicos também.
Que tal um piquenique no parque? Pode ser no zoológico, no jardim botânico e até no parque próximo da sua casa. O piquenique é um hábito que andou sendo deixado de lado, mas com a valorização do contato com a natureza é uma tendência em alta. Se não houver mesa, basta estender uma toalha sobre a grama e pronto. Só não esqueça um saco plástico para recolher o lixo no fim da festa.
Os cupcakes, além de práticos, são decorativos. Num salão, podem seguir o tema ou as cores do bolo cenográfico (que você pode alugar) usado apenas para compor a mesa e enriquecer as fotos. Uma tendência atual é o naked cake, o “bolo pelado”, sem a cobertura de glacê ou de pasta americana, enfeitado apenas com açúcar de confeiteiro, flores, frutas frescas ou secas. O recheio fica visível. Tem cara de “bolo de vó” (pelo menos das antigas).
As velas são imprescindíveis e sempre dão um toque especial. Além de modelos variados, há algumas com chamas coloridas que permitem criar belas composições.
Os balões dão um colorido especial à festa. No final da comemoração – os metalizados – podem ser distribuídos como uma lembrança da festa. Os arranjos maiores são mais comuns nos salões de bufê. Formam esculturas, painéis ou arcos em torno das portas. Em casa ou no salão dos condomínios, os balões podem ser presos em grupo para formar flores ou mesmo painéis para colorir o ambiente. Os metalizados inflados com gás hélio, com personagens, estão em alta, mas os balões duplos também são bem procurados. Dentro de um balão cristal vai um colorido ou estampado. O efeito, além de bonito, é muito diferente.
Festas em estilo provençal também vêm ganhando adeptos. O que é isso? São festas em que são utilizadas mesas brancas ou em pátina, sem toalhas. Arranjos florais ganham destaque e o tom pastel é aplicado em enfeites e confeitos. Nesse caso, o rústico se confunde com o romântico, mas é o primeiro que prevalece. Há quem diga que as mesas retas são mais indicadas para os meninos. As decoradas com arabescos ficam para meninas e chás de bebês.
Para promover uma interação maior entre os convidados, o mercado de festas oferece oficinas de acordo com a idade da criança. Pintura, pizza, costura, montagem de colares, mão de cera, etc. O teatro de fantoches ainda faz sucesso e uma novidade muito interessante é o livro vivo, que alia histórias contadas com música. Das páginas de um livro gigante saem personagens articulados que podem ser manuseados pela plateia. Quem escolheu o circo como tema pode investir também na contratação de palhaços ou mágicos
Já que fantasia não tem idade, por que não se transformar num personagem por um dia? Nesse caso, pais, mães, tios, madrinhas e padrinhos podem acompanhar o modelo usado pela criança ou promover uma reunião dos super-heróis preferidos da garotada.
Quando se trata de festas, planejamento e organização são requisitos básicos, mas a escolha do tema, a criatividade e a alegria – antes, durante e depois – não devem ter limites. Aproveite!
EDIÇÃO 08 NA ÍNTEGRA!
Veja essa matéria e muito mais
acessando a revista online!
SAIU DO FORNO!
Edição 65 acabou de chegar!
Clique aqui e confira!