Os avanços da implantodontia…
Antes caracterizado por um tratamento longo, complexo e inacessível
*Por Dr. Alexandre Bussab
à maior parte da população, graças à evolução tecnológica, colocar um implante
tornou-se cada vez mais acessível.
Implantes dentários são uma ótima opção para quem teve a perda dos dentes e quer cultivar uma boa saúde bucal, mas você sabe como funciona esse tratamento? Os implantes são uma estrutura de titânio, que é um material com ótima durabilidade e com pouco risco de rejeição, que substitui a raiz dos nossos dentes, e que dão suporte para essa prótese dentária que ficará fixa.
O que é necessário para a realização desse método?
Além dos exames laboratoriais que seu dentista de confiança irá solicitar, a aplicação dessa técnica requer uma carga óssea mínima para a fixação desses implantes, além de uma gengiva em estado saudável. Caso o nível ósseo esteja abaixo do recomendado, ou já não exista mais devido à perda, será necessário um enxerto ósseo para dar a sustentação da prótese que virá em cima desses materiais em titânio, e, dependendo do caso, um levantamento dos seios da maxila para dar altura óssea.
Entretanto, essa técnica não possui só uma opção de aplicação, existem diferentes sugestões de procedimentos que são analisados pelo profissional no momento da avaliação, são elas:
👄 PROTOCOLO SOBRE IMPLANTES: é uma prótese fixa que suporta de 4 a 8 implantes, parafusada e retirada somente pelo dentista para revisão. Possui boa estética e grande durabilidade, trazendo um bom custo benefício ao paciente que quer fugir das dentaduras, pode ser confeccionada em resina por porcelana, porém nesse método os dentes são fixados na prótese e requer mais cuidado com a higiene;
👄 IMPLANTE ÓSSEO INTEGRADO: é realizado na quantidade de dentes necessária individualmente, os pinos são implantados diretamente no osso, esperando o período de osso integração (fixação do implante ao osso), que pode durar de 4 a 6 meses, durante esse período são confeccionados os dentes que serão fixados, sendo necessário uma segunda cirurgia para a aplicação do dente ao implante. Possui excelente estética e requer cuidados como os dentes naturais, com escovação regular e fio dental;
👄 PRÓTESE OVERDENTURE: é uma prótese total em resina que é fixada sobre os implantes, diferente do protocolo, precisa de menos implantes, geralmente de 2 a 6, e pode ser retirada pelo próprio paciente, facilitando a higienização, é uma opção mais barata para o cliente que não se adapta a dentaduras.
Quais cuidados o pós-cirúrgico requer?
Após a cirurgia é indicado que tenha uma alimentação líquida e gelada nas 12 horas seguintes do procedimento, dormir com a cabeça elevada do corpo e evitar esforços como cuspir, e trabalhos pesados, para prevenir sangramentos e aberturas.
Os implantes dentários são realizados com o propósito de devolver função e estética por um longo período, portanto o cuidado com a saúde bucal deve ser ainda maior, com as escovações e fio dental diários. A visita ao dentista deve continuar regular, a cada 6 meses pelo recomendado, principalmente para os casos de protocolo que muitas vezes necessitam uma higiene mais trabalhada. Para os que têm medo do resultado final, hoje em dia é possível ver a prótese em cera antes da aprovação, esse protótipo é testado a fim de evitar dores, e conferir o tamanho e a cor da prótese, garantindo uma ótima estética, conforto e naturalidade de acordo com o gosto do paciente.
Dr. Alexandre Bussab é cirurgião dentista (CRO: 44969). Especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral. • Clínica Dental Saúde: rua Anselmo Pedro Medeiros, 67 – Vila Campesina, Osasco • Tel.: (11) 4620-7777 • E-mail: contato@clinicadentalsaude.com.br
EDIÇÃO 60 NA ÍNTEGRA!
Veja essa matéria e muito mais
acessando a revista online!
SAIU DO FORNO!
Edição 65 acabou de chegar!
Clique aqui e confira!